Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de junho de 2012

O CORAÇÃO ALEGRE AFORMOSEIA O ROSTO

O coração alegre aformoseia o rosto, ....
Provérbios 15:13a

O livro de Provérbios é um livro que foi escrito pelo Rei Salomão, além do livro de Provérbios ele escreveu o livro de Eclesiastes e o livro de Cantares, Salomão foi o sucessor de seu pai Davi no reino, Davi teve como característica principal em seu reinado foi as guerras as grandes batalhas para que obra do Senhor fosse realizada, o sangue derramado, Davi venceu todas as batalhas, por isso Davi é tipo do Senhor Jesus, por que Jesus também derramou sangue travou grandes batalhas e venceu todas elas por nós, já o reino de Salomão teve outra característica foi um reino de paz, por o que foi usado não foi a força , mas sim a sabedoria, Salomão pediu ao Senhor sabedoria e lhe foi dada, sabedoria que não se comparava, com a de nenhum homem, pois era uma sabedoria que veio de Deus, veio da eternidade, por isso Salomão é tipo do Espírito Santo, por que o Espírito Santo revela todas as coisas, onde ele está operando não existe confusão, existe comunhão, existe paz, é a luz para o nosso caminho.
No livro de Provérbios encontramos vários ensinamentos tanto para a nossa vida secular, nosso cotidiano, convivência, mas principalmente ensinamentos para a nossa vida espiritual, o texto que lemos diz: O coração alegre aformoseia o rosto, Salomão era Rei e possuía grandes riquezas, será que era desta alegria que ele estava falando? Bens materiais e posição social? É claro que não ele estava falando de uma alegria que não se compara com nada desta vida, por que é uma alegria que veio da eternidade e alcançou os nossos corações, é alegria de ser lavado e remido pelo sangue de Jesus, alegria daquele que o Espírito Santo faz morada em seu ser, de ter uma experiência com o Deus vivo, um Deus que fala, que está presente em nossas vidas, que conhece as nossas necessidades, que tem cuidado de nós, que tem preparado todas as coisas, que nos momentos de dificuldade, dos obstáculos que surgem em nosso caminho, Ele está junto conosco para nos fazer vencer, e dos nossos lábios sai o mais perfeito louvor, é alegria daquele que tem uma intimidade com o Senhor, todos os dias o Senhor revela seu grande e maravilhoso amor, a palavra diz que Deus amou o mundo de tal maneira que enviou seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça mais tenha a vida eterna. João 3:16
É alegria daquele que conhece o amor de Deus, é a alegria da salvação, algo que nunca imaginávamos que poderíamos conhecer algo tão maravilhoso e especial, o Senhor nos revelando a Sua Glória, mas pela graça de Deus que é o favor imerecido nós temos recebido está tão grande benção que é a benção da Salvação, e quando nós temos esta alegria em nosso coração ela aformoseia o rosto, ou seja ela é aparente, as pessoas nos olham e nos identificam, dizem ali vai um servo do Senhor, Deus tem operado ali naquela vida, assim como o profeta Daniel:Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino.
Daniel 6:3, somos testemunhos vivos, da grande obra que o Senhor tem realizado a obra de Salvação, mas esta alegria não de propriedade exclusiva nossa, é algo que temos que compartilhar, por que muitos não tem vivido esta experiência, não tem sentido essa alegria em seus corações, e nós temos uma missão.
A palavra diz no livro do profeta Isaías: O parecer do seu rosto testifica contra eles. Isaías 3:9 a. Da mesma forma que a alegria do coração é aparente, a tristeza e a angustia também são por mais que o homem tente esconder, não adianta por que Deus é conhecedor de todas as coisas, sabe o que está no profundo e escondido, e precisamos estar sensíveis a voz do Espírito Santo, para que estejamos atentos a esses necessitados, que muitas das vezes estão mais próximos do que imaginamos, muitas das vezes é um familiar, um colega de trabalho, até mesmo um irmão que está fraco na fé, e o Senhor estará nos usando para falar a essas vidas, o Senhor nos dará uma palavra de amor, uma palavra que faça esta pessoa se sentir acolhida, e essa vida irá fazer parte do aprisco do Senhor Jesus, do nosso Bom Pastor, aquele que tem tratado das nossas feridas, que tem nos alimentado, tem dirigido os nossos caminhos, o caminho rumo a eternidade.
O Senhor tem pressa nós temos uma missão que é Ide e pregai o evangelho, é anunciar as boas novas, existem muitas vidas para terem essa experiência, terem esta alegria em seus corações, a alegria da Salvação, essa é a nossa alegria, essa é nossa esperança, Jesus está às portas, em breve Ele virá buscar a Sua Igreja Fiel, nós iremos para as mansões celestiais, as ruas de ouro, não haverá mais pranto nem dor, tudo será paz, gozo, e alegria, louvaremos ao Senhor junto aos anjos num coro celestial.

2 comentários:

  1. Quando lemos a palavra coração no grande livro, significa mente. Assim a mente, os pensamentos alegres mantém nosso estado interno inundado do espírito de Deus, tornando nossa vida leve e receptiva ás suas graças. Pensamentos alegres, geram ações alegres e estas se multiplicam por onde caminhamos.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso, quando aprendemos mais sobre o nosso senhor. Amém

    ResponderExcluir