Powered By Blogger

terça-feira, 22 de maio de 2012

E a Tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração

“Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim gozo e alegria do meu coração, por que pelo teu nome me chamo, ó Senhor, Deus dos Exércitos.” (Jeremias 15:16)

O Profeta Jeremias, foi enviado por Deus ao povo que se encontrava rebelde ao Senhor, ele foi enviado para que Deus falasse com o povo através dele para que houvesse um concerto, Deus não rejeita o homem, mas sim o homem que rejeita a Deus, o Senhor quer ter esta relação com o homem, uma relação de intimidade, de amizade, de confiança, Deus quer cuidar da vida do homem, Deus se alegra de abençoar a vida do homem, basta o homem se colocar na dependência do Senhor, abrir o coração para que o Senhor entre e faça morada.

O povo não compreendia isto, e estava longe do Senhor, se afastou de Deus, e se encontravam em profunda miséria, por isso Jeremias intercedia pelo povo, por que ele estava próximo do Senhor, ele tinha uma direção segura, a revelação, a voz do Senhor falando com ele, cuidando dele, guardando, livrando, sustentando, ele estava vivendo uma realidade totalmente contrária aquilo que o povo estava vivendo, por que ele fez uma boa escolha.

Achando-se as tuas palavras, logo as comi: achar a palavra é ter um encontro com o Senhor, ter uma experiência de Salvação, o encontro com o Senhor é apenas um dia que foi especial em nossas vidas? O próprio texto responde achando-se, ou seja, é algo contínuo, todos os dias têm o encontro com o Senhor, todos os dias o Senhor nos concede novas e maravilhosas experiências, curas, libertações, nos visita através dos louvores, da oração, da palavra, dos dons espirituais.

Logo as comi: logo quer dizer depressa, rápido, que nos faz lembrar-se da vocação de Jeremias, vocação quer dizer o mesmo que chamado, experiência de Salvação, pois Jeremias foi chamado quando ainda era uma criança, e mesmo sendo criança ele aceitou este chamado, ele fez a boa escolha logo às comi , quando aceitamos o chamado do Senhor nós guardamos a Sua palavra e ela é nosso alimento, o nosso sustento, nós vivemos a palavra.

E a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração: quando nós guardamos a palavra em nosso coração, quando vivemos a palavra, ela preenche o vazio que havia anteriormente em nosso ser, o Senhor enche o nosso ser de paz, de alegria, de esperança, de força, de vigor, de fé, que se resume em apenas uma coisa, o Senhor coloca em nosso coração a alegria da Salvação, uma alegria que não se compara com nada desta vida, por que esta alegria vem da Eternidade.

Por que pelo teu nome me chamo, ó Senhor Deus dos Exércitos: Jeremias era um servo fiel ao Senhor, que teve sua experiência de Salvação, aceitou o chamado para realizar a obra, e no processo ele se coloca na dependência do Senhor, busca a vitória pagando um preço, a palavra diz que ele intercedia pelo povo, ou seja, ele orava, a oração é um dos recursos da graça, é uma das armas celestiais que o Senhor nos deu para exercitarmos nossa fé, para que nos momentos de provas sejamos aprovados pelo Senhor, sejamos mais do que vencedores, e através dos meios de graça, nós nos santificamos, que é o preparo para o arrebatamento, sem santificação ninguém verá a Deus, e a santificação só se alcança através do Espírito Santo.

Mas o detalhe nesta oração é que Jeremias não orava pela sua própria necessidade, orava pela necessidade de outros, pela necessidade do povo, o que nos faz lembrar da oração de Jesus pelos seus discípulos em João 17: 15 – Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Jesus também fazia uma oração intercessora a Deus, pedindo para que livrasse do mal tanto os discípulos da Igreja Primitiva, como nós servos da Igreja atual.

Na oração de Jeremias o povo era infiel, rejeitava a Deus, Jesus orou e entre seus discípulos, um traiu, outro não creu e outro negou três vezes, nós mesmos em certos momentos de nossas vidas rejeitamos ao Senhor, existe uma diferença entre a oração de Jeremias e a oração de Jesus, a palavra diz que Jeremias intercede em vão, se Jeremias era um servo fiel, por que Deus não ouviu a sua oração? Por que Jeremias era um profeta que vivia no período da Lei, havia um juízo de Deus sobre aquele povo infiel, mas se houvesse fieis no meio daqueles infiéis certamente seriam livrados, Deus é fiel com aquele que é fiel a Ele.

O Senhor Jesus veio para a Nova Aliança, é o período da Graça, Graça é o favor imerecido, Jesus é essa Graça, pois derramou seu sangue precioso na cruz do calvário para remir nossos pecados, é a nova oportunidade do homem de se relacionar com Deus, Jesus está à destra de Deus Pai e intercede por nós, e assim Deus tem nos livrado e nos guardado, tem cuidado de nós, mostrando quão grande e maravilhoso é o Seu Amor, o Senhor quer que estejamos com Ele na Eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário