Powered By Blogger

terça-feira, 22 de maio de 2012

Restauração do Altar

Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu. Então Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e restaurou o altar do SENHOR, que estava quebrado. E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.( I Reis 18: 21-30 - 32)

Mescla – Introdução da Razão Humana no Ensino de Deus.

Heresia – Mentira que parece verdade.

Apostasia – Negar a Fé abandonar o profético, deixar de ouvir a voz do Senhor. 

Nesta passagem nós vemos claramente o desenvolver de todo este processo, na vida de um rei Acabe, que tomava as suas atitudes baseado na seguinte postura, achava que o povo ao qual ele governava lhe pertencia, errou e pecou por isto, ele era simplesmente um administrador de uma nação a qual ele fazia parte, um perfeito exemplo do mordomo infiel. Que trouxe um prejuízo para Israel, quando Acabe se casa com Jezabel ele permite que ela traga todo tipo de idolatria e abominação para dentro de sua casa, não sendo isto suficiente ele permite ainda que ela introduzisse também em Israel, mais os planos de Jezabel eram mais audaciosos, pois só trazer os seus ídolos e seus cultos profanos, não era o bastante ela queria que o povo se convertesse a esse sistema religioso.

Jezabel matava os profetas do Senhor, havia escondido os profetas em uma cova e os sustentava a pão e água. Sem profecia o povo se corrompe, não havia mais a revelação, eles estavam perdidos e seguiam aquilo que Jezabel dizia, pois ela tinha poder sobre o povo por ser esposa do Rei Acabe, que se encontrava cúmplice de Jezabel naquela abominação.

Com aquilo começava a se nascer uma Ideologia de poder, um idéia criada por alguém que ganha poder, pois todos começaram a aderir a esse sistema religioso de Jezabel, eles adoravam as imagens que não tinham vida alguma, que não podia conceder benção nenhuma, viviam uma heresia (mentira que parece verdade), deixaram de ouvir a voz do Senhor, para ouvir a razão, viviam uma mescla eles introduziram seus conhecimentos humanos na Doutrina de Deus, misturavam o Santo e Profano, eles estavam se tornando apostatas, a apostasia significa negar a fé, e quem nega a fé está morto espiritualmente.

E pelo fato de o povo estar consumido pela apostasia, eles estavam sobre grande miséria, quando não se ouve a voz do Senhor, quando se rejeita a revelação, nada vêm do alto, eles estavam em profunda miséria, não tinham alimento, estavam fracos, não havia alegria no louvor, nos cultos, não havia glorificação, não havia vida por que não circulava o sangue, não havia o Espírito Santo que dá vida a Igreja que é o corpo, e não se ouvia a voz do Senhor que é o cabeça.

Então Elias chegou ao povo e disse: Até quando coxeareis sobre dois pensamentos? Se é Deus, seguiu-o, se é Baal, segui-o. Porem o povo nada respondeu.

Até quando coxeareis: O coxo é aquele que tem dificuldade em caminhar, não consegue seguir uma direção.

Sobre dois pensamentos: Não se pode adorar a dois deuses, pois quando você procura agradar um, o outro se desagrada, quando você ama a um, você tem que odiar o outro, Elias estava mostrando ao povo que não existe meio servo, ou se é servo ou não, tinha que ser tomada uma decisão naquele momento, Se é Deus , segui-o, se é Baal segui-o, ou seja se você é da Obra, segui ao Espírito Santo, se você da Religião segue a sua razão, sua filosofia, teologia ou coisa do tipo.

Mas o povo não responde a pergunta de Elias, pois eles estavam confusos, eles estavam tão envolvidos na heresia que já tinham perdido o discernimento, então Elias começou a lembrar das bênçãos que Deus havia concedido a Israel, as vitórias, pois Israel foi um povo escolhido pelo Senhor, e eles estavam ali rejeitando o amor de Deus, mas apesar da rebeldia do povo o Senhor queria entrar em concerto com eles.

Elias mostrou a eles a situação em que estava o altar um lugar de adoração, estava quebrado, sujo, assim como a vida Espiritual de Israel naquele momento, estava quebrada por que eles viviam em parte com os ensinos do Senhor e em parte com os conhecimentos humanos, e sujo com a sujeira do pecado, da idolatria, da rejeição a voz do Senhor.

Então Elias começou a restaurar o altar, com as pedras edificou o altar em nome do SENHOR, e depois fez um rego em redor do altar segundo a largura de 2 sementes.

Aquele ato de Elias era profético, cada elemento e ato que ele efetuou na hora de restaurar o Altar tinham um significado profundo:

12 pedras: 12 fala da doutrina dos apóstolos.

O rego com a largura de duas sementes: dois fala da comunhão com o Espírito Santo, semente fala da palavra revelada, seguir o Projeto de Deus.

O Rego ao Redor do Altar: o rego é por onde a água passava formando um circulo, fala da ação do Espírito Santo na vida da Igreja.

2 bezerros: fala do sacrifício de Jesus,

Da lenha no fogo: o homem que é consumido pelo Espírito Santo.

Irmãos nós estivemos um dia como Israel, com o altar sujo e quebrado, perdidos na nossa razão, no pecado, na religião, vivíamos uma mentira, mas Deus tinha um Projeto de Salvação para as nossas vidas, ele nos escolheu desde o ventre, e nos preservou para que tivéssemos nosso encontro com Jesus, nossa experiência de Salvação, Jesus restaurou o nosso altar, restaurar o altar é restaurar o nosso coração, a nossa vida, o Senhor tem nos concedido essa benção através do fogo renovador do Espírito Santo, agora vem o processo, as lutas e as provas virão, mas o Senhor estará conosco em todos os momentos e nos fará vencedores, assim como o povo de Israel a quem ele concedeu grandes vitórias, nós seremos servos provados e aprovados pelo Senhor Jesus.

Ele voltará para buscar sua Igreja Fiel e levar para a Eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário