Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de maio de 2012

DONS ESPIRITUAIS – I Co 12:1


DONS ESPIRITUAIS – I Co 12:1

Carta aos gregos ≠ judeus – “vos éreis gentios levados aos ídolos mudos”
Escreve à igreja daquela cidade.
“Não quero que sejais ignorantes” = desconhecer
Dom = dorea – dádiva
Dom Espiritual = carisma – caris = “graça”
9 tipos de “carisma” – quais são eles? Cantar o hino “Dons do Espírito Santo”

Sabedoria, Ciência, Fé, Dons de Curar, Operação de Maravilhas, Profecia, Discernimento de Espíritos, Variedade de Línguas, Interpretação de Línguas.
9 Dons e não 10 dons – Vos Metálica
Interessante: há dons que agem em dupla. Duas duplas: Sabedoria e Discernimento
                                                                                              Língua e Interpretação
______________________________________________________________________

Discernimento de Espírito – capacidade de discernir o que é e o que não é do E.S.          3 espíritos: mal, homem (mente, razão) e E.S;

Sabedoria vem junto: coloca o dom em ordem. Sem sabedoria pode perder o dom. Ex.: orar por visitante. Não sabe o que é visão! “pássaro preto na cabeça”. É do Senhor mas não seria assim para ser entregue. Passa ao pastor e ele transmitirá sabiamente.

Ex.: Pessoa doente. Visão “vi você de branquinho entrando na eternidade” matou antes do tempo.
Ex.: Criança de 4 anos. Irmã, visão “debaixo da cama havia uma cobra grande com a boca aberta assim”. “Mãe não durmo mais la não”. “Vi uma cobra, mas é o inimigo”.
Seu problema não é pouca sabedoria, é ausência de sabedoria!
______________________________________________________________________

Sabedoria na oração “Jesus tu és lindo, um beijo”.
Deus opera na simplicidade. SABEDORIA. Oração não tem sotaque. Ex.: garoto da igreja do papai falando em línguas!
Jesus operou de forma simples, até com olhar. Cego. “não conte pra ninguém”

Ciência -  Deus tem oniciência – sabe todas as coisas! O que está passando na vida dele. Pode mostrar o que se passa em oculto.
SONHO – VISÂO – REVELAÇÂO
Sonho – todo sonho é do Senhor? Não. A maioria não é.
______________________________________________________________________
Nem todo sonho é do Senhor.
Comprar imóvel em BH. Era um velhinho, viúvo, cartório precisava da certidão de casamento. Pr perguntou onde casou pra tirar segunda via. Não lembrava. Pr foi pra casa, orou, dormiu e teve um sonho. “CAETÉS, rua principal, posto de gasolina, via um garoto loiro e perguntava onde tinha cartório. Esquina, DONA PENIDIA. “ Pegou o carro foi à cidade, parou no posto, viu o garoto, perguntou, entrou, pediu a certidão e ela queria saber quando ele casou. Não sabia. “Diga que está no primeiro livro”. Inicio do cartório. Pegou o primeiro livro 1938, “DEU SORTE” tirou a segunda via e quando bateu o carimbo, CARTORIO PENIDIA.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Visão:  rapaz fazer prova de residência em Brasília. 50 x 1 vaga. Pai critico. Evangelização. Anjo revisando a matéria. Dia seguinte a prova era como o anjo passou. Chamado depois pelo hospital, prova perfeita.
- 14 anjos anões
Revelação: servo tinha professor excepcional de medicina. Ateu. Anos depois servo o encontrou no Principiantes. Não reconheceu. Se apresentou ao Pr Amadeu no Maanaim.

Teve uma experiência, foi internado, sem diagnostico. Sogra orou e quando saiu ele ouviu Deus dizer a doença que ele tinha. Chamou plantonista. Mandou repetir os exames. “Como chegou a essa conclusão?” Deus falou com ele. CONHECIMENTO DE DEUS.

– carisma. O Senhor coloca entre os outros 8 dons e o E.S. da´para te preparar para uso dos outros dons. Move outros dons: ex.: Profecia. Operação no nterior do homem.

Dons de Curar – plural. No Instrumento, no louvor, na mensagem, na imposição de mãos, oração a distância, muitas maneiras. Mas tem objetivo. Por meio de uma cura Deus da experiência a outra pessoa. EDIFICAR. Cura de DANIEL no MEIER.

Maravilha – não explica por causas naturais. 5º dom. Uma criança cega foi curada. Interpretação de línguas “minha igreja vou operar um sinal esta noite” curou a criança, paraplégico que saiu andando do batistério.

Ex.: irmã grávida nos EUA, problema, cirurgia intra-uterina. A irmã ligou pro Presbitério. Visão: anjo ia a sua casa e operava a criança. Seminário, anos depois, ela se aproximou e contou: a cirurgia seria um mês depois. Repetiu a ultra e perguntou quem operou essa criança. Havia uma cicatriz e a cirurgia estava perfeita.


Profecia – aponta pro futuro e

Edifica quando se cumpre. Ex.:Pr Zé Eduardo em Angola – sinal “homem que iria matar a esposa”.

Exorta: jovem com amalequita. Visão: “casada tomava uma surra todos os dias”.
Nínive – dentro de 40 dias será destruída!

Consola: Jovem perdeu emprego, ficou triste, profecia na igreja “amanha antes que o sol se ponha...” depois a irmã falou que a profecia era pra ele. Dia seguinte esperou e quando acabava o dia, desistiu. Foi tomar banho e bateram na porta. Colega. Máquina. Precisa funcionar. Lembrou que ele tinha experiência com máquina pesada. Proposta pra começar a trabalhar no dia seguinte pelo dobro do anterior.
Foi olhou a janela, viu o poente, glorificou ao Senhor.

Variedade de línguas: slide “novas línguas” GLOSSA = desconhecida, não traduzida

DIALECTOS = língua conhecida, que se traduz.

Pentecostes – todos em línguas estranhas. Russos entendendo em russo, americanos em inglês, nos DIALECTOS, seu entendimento.

Para edificação – edifica a si mesmo.
Sinal para incrédulo – variedade não de palavras mas de operações do dom.

Interpretação – não é tradução. 3 palavras e interpretação diferente. Língua é sinal e a mensagem na interpretação. Revelação de um mistério.

Cântico Espiritual não é cantar em línguas. Melodia celestial. Ministração de anjos para louvor, mas não é dom.

´--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dons vão acabar, quando vier o que é perfeito. Jesus x Bíblia.

Efesios 4:8 – subindo ao alto levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens para atingir a estatura de Cristo. Varão perfeito. Alcançamos isso no arrebatamento da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário