Powered By Blogger

domingo, 3 de junho de 2012

MINISTÉRIO


Mensagem do Livro de Jeremias Capitulo 23 versículo 1 a 4

Introdução

Jesus chama os servos cada um para exercer uma função na Obra do Espírito Santo: instrumentista, Obreiro, Senhora, Diácono e Pastor.
O Pastor é aquele que o Senhor escolhe para ter uma unção maior, aquele que administra o pasto, que representa a Igreja, o Pastor na igreja é mordomo, tanto ou até mais que os demais servos, pois lhe é confiado algo que não é dele, é do dono que é o Senhor Jesus, o Sumo Pastor, aquele que deu a sua vida pela as ovelhas, aquele que se sacrificou na cruz do calvário por nós pecadores.

Desenvolvimento

 Jesus o bom pastor cuida das ovelhas, ele conhece a necessidade de cada uma, pois cada uma é única, cada uma merece um cuidado diferente, têm aquelas que se trata passando óleo na ferida, aquelas também ele carrega em seus ombros como diz a parábola das 100 ovelhas, ele deixa 99 e volta para buscar uma que se perdeu. Esse é o mordomo fiel, ele zela pelo que é do dono, pelo que lhe é confiado e procura fazer a vontade do dono.
Mas algumas vezes por vaidade, o mordomo se esquece desse entendimento sobre mordomia, e acaba se colocando como dono, se esquece que ele não é Pastor, ele está Pastor, por que essa função, essa benção foi o Senhor quem lhe concedeu por ter se agradado dele como servo, mas agradar ao Senhor é algo dinâmico temos que fazer a vontade de Jesus todos os dias, do contrário perderemos essa benção concedida.
Quando o servo do Senhor se coloca como dono, começa a se deixar guiar pela razão, começa a se achar auto-suficiente, não tem mais aquela intimidade com o Senhor, perde o discernimento, ao invés de exercer função a qual o Senhor lhe designou que é cuidar da ovelha, começa a pensar em outras coisas, fica distraído, não se preocupa, se torna omisso e egoísta, soberbo, se acha especial.
Perde totalmente a identidade com o verdadeiro Pastor que é o Senhor Jesus, que é humilde, que tem carinho pela ovelha, que cuida da ovelha, trata, vai onde a ovelha estiver, tem amor pela ovelha.
O Pastor não é especial, ele também é ovelha como qualquer outra da igreja, ele não é perfeito, ele é falho, perfeito só Jesus, ele também é necessitado, também precisa de uma direção segura do Senhor.
Quando o Pastor perde essa identidade com o Senhor Jesus, isso acaba influenciando na vida das ovelhas, se esfriam espiritualmente, deixam de ir aos cultos, trazem lutas para as suas vidas, perdem a fé, não prejudica apenas a vida que se arrisca a perder a Salvação, mas prejudica a Obra do Espírito Santo, pois o novo caído que não recebeu a assistência devida, ele não vai falar mal do Pastor, ele vai falar mal da Igreja, irá expor a Igreja para o ímpio, o que é muito grave.
Quando é usada a palavra Pastor,  ela se refere somente ao ministério, aquele que está a frente da Igreja, se refere a todo aquele que é escolhido para cuidar das ovelhas, como Obreiro, responsável do grupo de assistência, Diácono e Pastor, todos mordomos não donos, nada de especiais são ovelhas, são necessitados,deixar a vaidade de lado, tem que ser humildes assim como o Senhor Jesus.
Se não for desta forma, teremos que prestar contas ao Senhor, que irá cobrar de nós, ele nos escolheu para Salvarmos vidas e não para perdê-las. Há uma recompensa para aquele que atende a voz do Senhor e também um juízo para aquele que a rejeita.
O Senhor concede a benção, mas cabe a nós pagar um preço para mantê-la em nossa vida. Se não fizermos o que é correto diante de Deus, o Senhor estará levantando outro em nosso lugar, por que o Senhor não depende de nós, nós é que dependemos do Senhor.
A Igreja é o corpo de Cristo, o corpo que é guiado pelo cabeça, a mão desempenha um certo tipo de trabalho com perfeição, dizemos nossa você tem a mão boa para isso, quando na verdade é o cérebro que desenvolve uma habilidade e manda a informação para a mão e ela executa, a mão é um membro do corpo e um membro não faz nada sozinho, a mão fala do ministério, do trabalho na obra de Deus, o ministério sem a orientação do Senhor, sem a revelação do Espírito Santo, sem profecia, a palavra diz que sem profecia o povo se corrompe, a Igreja não cresce, por que o Senhor Jesus não se faz presente, não há alegria no louvor, na glorificação, o Senhor não fala através dos Dons, não há libertação, não há Salvação, é uma Igreja morta.
Para o ministério ser próspero a chave é a humildade, é negar a si, Senhor eu não tenho nada, mas tu tens tudo, que eu seja um vaso em suas mãos, me usa segundo a tua vontade, sou dependente de ti, me concede sabedoria, discernimento e a ousadia do teu Santo Espírito.
Quando o servo toma essa postura diante do Senhor, ele é muito usado, o Senhor concederá Dons com profundidade, revelando a necessidade da ovelha, o Espírito Santo estará alcançando vidas, através do louvor, da glorificação, da palavra revelada, o Senhor estará levantando Instrumentistas, Professores, Professoras, Obreiros, Senhoras, Jovens, Diáconos, Pastores, estará concedendo templos, novos trabalhos, salvação de muitas vidas, fará o ministério muito prospero, será uma Igreja viva, onde o Pastor que é Jesus estará apascentando as ovelhas.

Finalização

 O que Senhor quer de nós irmãos é que sejamos obedientes, que nos coloquemos na dependência do Pai, que ele estará nos abençoando grandemente, mas a benção maior está por vir, o momento profético se aproxima a volta do Senhor Jesus, quando ele virá buscar a sua Igreja fiel e levar para a Eternidade. A palavra diz em Mateus 24:46 “Bem aventurado aquele que quando o Senhor vier achar servindo assim” Servindo com humildade, obediência, fidelidade assim como Jesus o fez em seu ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário