Powered By Blogger

terça-feira, 22 de maio de 2012

Tiraras água da Rocha

E o Senhor falou a Moises dizendo. Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão teu irmão, e falai a rocha perante, os teus olhos e dará a sua água, assim lhe tiraras água da rocha, e darás a congregação e aos seus animais. Então Moises tomou a vara de diante do Senhor, como lhe havia ordenado. E Moises e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para nós?Então Moises levantou sua mão, e feriu a rocha duas vezes com sua vara, e saíram muitas águas, e bebeu a congregação e os seus animais. E o Senhor disse a Moises e Arão: Por quanto não me crestes a mim, para me santificar diante dos filhos de Israel, por isso não metereis esta congregação na terra que lhes tenho preparado. Estas são as águas de Meribá, por que os filhos de Israel contenderam com o Senhor, e se santificou neles. (Números 20:7-13)

Na passagem anterior Miriã, havia morrido e foi sepultada no deserto de Zim, e não havia água e nem alimento, então a congregação se voltou contra Moises e Arão.

Vendo aquela situação, eles no deserto sem água e alimento, caminhando para a morte o Senhor falou a Moises e lhe deu uma orientação, algo que revertesse àquela situação a favor deles.O Senhor disse para Moises que tomasse a vara, ajuntasse a congregação, falasse a rocha perante os olhos deles, e dará água, assim tirarás água da rocha, e darás de beber a congregação e aos animais.

Havia um motivo maior a respeito daquela orientação, não era apenas saciar a sede da congregação, por que o deserto fala do mundo, fala das trevas, da escuridão, e não se enxerga direito na escuridão, por estar naquela dificuldade, eles estavam perdendo o discernimento, se esquecendo que estavam ali atendendo a uma revelação do Senhor, não se enxerga quando não a luz, a luz fala do Espírito Santo, era preciso um milagre para resgatar aquelas vidas, a rocha tipifica o Senhor Jesus, Jesus é Salvação, a água palavra do Senhor, que sacia nossas almas, eles precisavam ter uma experiência de Salvação através da palavra, conhecer o Projeto de Salvação de Deus.

A orientação que foi dada a Moises foi: FALAI A ROCHA, mas não foi isso que ele fez, Moises se deixou tomar pela ira, se encheu dá razão, pela congregação ter se voltado contra ele e Arão, e agiu pela razão dizendo: Ouvi rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para nós?

Então Moises levantou sua mão, e feriu a rocha duas vezes com sua vara, e saíram muitas águas, e bebeu a congregação e seus animais.

Outra passagem que nos reporta a uma situação semelhante é em Lucas 9:51-54, quando os Samaritanos não recebem a Jesus, não lhe concedem a pousada que havia solicitado, os discípulos se encheram de ira assim como Moises, tanto é que eles dizem: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?

Eles estavam agindo de acordo, com a razão, estavam julgando o pecado daqueles Samaritanos, se fazendo juízes, sendo que também eram pecadores, só o Senhor é justo e justificador.

E logo veio a repreensão da parte do Senhor: Vós não sabeis de que espírito sois. Por que o Filho do homem não veio para destruir a alma dos homens, mas para salva-las. Pela desobediência de Moises, ele também recebeu uma repreensão não menos severa que a dos discípulos: Por quanto não me crestes a mim, ele deixou de ouvir a voz do Senhor e ouviu a razão, para me santificar diante dos filhos de Israel, pela desobediência de Moises, pelo milagre que não aconteceu da forma determinada por Deus, aquelas vidas não viram a Glória do Senhor se manifestar para terem a experiência com o Senhor; Por isso não metereis esta congregação na terra que lhes tenho preparado, quando o Senhor revela algo vindo da Eternidade, não podemos modificá-la mediante a nossa vontade, se fizermos isso o prejuízo não será apenas para nós, mas será para Obra do Senhor.

E o Senhor ainda diz a Moises: Estas são as águas de Meribá, por que os filhos de Israel contenderam com o Senhor, e se santificou neles.

Moises usou o pecado, a revolta da congregação para se sobre sair, se engrandecer, se santificar, quando a santificação não se alcança através da razão, mas sim através do Espírito Santo, através da revelação. A palavra diz que Moises feriu a rocha duas vezes e saiu muitas águas... Mas por que saiu a água da rocha se Moises havia desobedecido a uma orientação do Senhor?

Por que Deus sabia que sem água, sem alimento a congregação iria morrer naquele deserto, o Senhor teve misericórdia da vida deles, mesmo diante da desobediência de Moises, foi um ato de Graça da parte do Senhor, Graça é favor imerecido, eles não mereciam, mas pelo amor que Deus tinha pela vida deles, não os deixaram desamparados. O Projeto que o Senhor tinha para vida deles era outro, por isso não deixou que morressem naquele deserto, da mesma forma o Senhor fez conosco, estávamos no deserto, no mundo, nas trevas, cansados, desanimados, sem alimento, sedentos por uma benção, caminhávamos para a morte, mas Jesus se revelou a nós, nos tirou do deserto, nos mostrou a fonte de águas vivas que salta para a Vida Eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário