Powered By Blogger

terça-feira, 22 de maio de 2012

A Importância da Assistência

E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. (Atos 20:9).

Este texto fala de uma experiência, uma dura experiência na vida de um jovem, nesta passagem os irmãos estavam juntos reunidos na Igreja, havia várias luzes, o pão sendo partida, a doutrina sendo transmitida através do Apostolo Paulo, havia uma pressa da parte de Paulo em passar aquilo que o Senhor havia lhe revelado motivo pelo qual ele se estendeu até a meia noite, todos estavam muito alegres, pela oportunidade de participar daquele momento especial, as bênçãos do Senhor estavam sendo derramada sobre a Igreja, a luz a ministração dos anjos, o partir do pão a comunhão no corpo de cristo, a doutrina o projeto de Salvação de Deus para resgatar o homem, a festa da Salvação, mas aquele jovem não estava envolvido naqueles acontecimentos, ele se encontrava isolado, disperso, alheio aquilo que o Senhor estava operando naquele lugar, ele estava sentado próximo há uma janela, olhando para aquilo que estava acontecendo do lado de fora, e não percebia que algo muito mais maravilhoso estava acontecendo do lado de dentro, estava acontecendo uma festa, a festa da Salvação. Seu corpo estava na Igreja, mas sua mente e seu coração estavam no mundo, o que é muito perigoso por que no mundo há morte, mas no corpo há vida, e vida em abundância, o momento era a meia noite, o momento profético, a volta de Jesus está próxima, esse momento é um momento de definição. Não sabemos o motivo que fez aquele jovem se isolar dos demais, dele olhar pela janela, talvez aquela condição de distanciamento, de separação, de isolamento, nem tenha partido dele, mas dos demais, quando um visitante ou até mesmo um novo convertido chega a Igreja, ele tem dúvidas, ele tem coisas que ainda prendem sua mente no mundo, e o que vai fazer com que ele se liberte de tais coisas, é justamente um envolvimento maior no corpo, participar das atividades da igreja com os demais irmãos, é preciso convidar, é preciso dar uma atenção, mostrar que a presença dele é importante, que ha uma alegria da igreja em ele estar ali, e que a vontade de todos é que ele venha a permanecer naquele lugar, quando recebemos alguém em nossa casa, procuramos tratá-la da melhor forma possível, para que ela volte mais vezes, para que ela se sinta a vontade, para que ela tenha alegria de estar naquele lugar, da mesma forma na Igreja, a pessoa tem que sentir a alegria de estar na casa do Senhor.

A Igreja tem que estar atenta a estas vidas necessitadas que cheguam precisando de uma experiência verdadeira com o Senhor Jesus, será que ninguém viu que aquele jovem estava isolado, ninguém viu que ele estava próximo a janela, ninguém viu que ele adormeceu, só viram quando ele já estava caído.
Alguém viu meus irmãos, alguém viu alguém está atento a todos os acontecimentos, alguém que está sempre olhando como vemos na palavra: O meu amado é semelhante ao gamo, ou ao filho do veado; eis que está detrás da nossa parede, olhando pelas janelas, espreitando pelas grades. (Cantares 2:9)

A janela assim como a Porta faz separação entre dois ambientes, mas diferente da porta a janela não é acesso de um ambiente a outro, ninguém entra ou sai por uma janela, só se for um ladrão ou salteador, a função da janela é iluminação, ventilação, e permitir a pessoa que está dentro ver o que está fora, mas também a pessoa que está fora consegue ver o que está dentro, mas para aquele que está fora possa ver, aquele que está dentro precisa permitir.

O Senhor está olhando tudo que acontece, mas Ele não impõe, Ele não obriga ninguém a permanecer, e também não obriga ninguém a sair da sua presença, a escolha é do homem, se ele está na presença do Senhor e num certo momento da caminhada ele decide voltar para o mundo ele tem esta liberdade, mas ele vai consciente de que as escolhas geram conseqüências, a Salvação é individual cada deve lutar pela sua benção e cada um responde por si, cada um prestará constas de suas obras.

Como foi citado anteriormente para que aquele que está fora veja o que está dentro é preciso àquele que está dentro permita, o que nos fala da ação da Igreja em conduzir aquele que está chegando, levá-lo a ter uma experiência com o Deus vivo, a conhecer a Obra do Espírito Santo, o Projeto de Salvação de uma forma mais profunda, deixar de ser uma vida indefinida, para ser uma vida definida diante do Senhor, certa daquilo que quer certa de que sua escolha é uma escolha segura, é a melhor escolha, para que venha escolher a Salvação que há no Senhor Jesus, nosso único e suficiente Salvador, o único que pode nos levar a Deus.

A experiência de Eutico é um alerta para a Igreja, é um ensino para que esse tipo de situação não ocorra em nosso meio, para que possamos estar atentos, e possamos transmitir as maravilhas que o Senhor tem feito em nossas vidas, as experiências extraordinárias, a diferença de viver na presença do Senhor, de fazer parte de um corpo vivo, onde a ação do Espírito Santo é abundante, onde o Senhor fala de uma forma especial, concede bênçãos e livramentos, permitir que aqueles que estavam fora como um dia nós estivemos, vejam a glória de Deus, e não sintam falta daquilo que está do lado de fora, que seus olhos não estejam voltados para as coisas desta vida, para as trevas, mas para a Luz, para a Eternidade, olhar e desejar todos os dias esta Eternidade que o Senhor preparou para nós a Sua Igreja Fiel, seguir o exemplo do profeta Daniel.

Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.(Daniel 6:10).

2 comentários:

  1. boa tarde. Amigo, não achei seu e-mail e gostaria de entrar em contato contigo. Fineza enviar e-mail para weslleyicm@gmail.com

    abraços

    weslley

    ResponderExcluir
  2. Meu email é luiz.ricardo_85@hotmail.com

    ResponderExcluir